Sete dicas para ler mais e melhor

reading-by-the-window-by-charles-james-lewis-reading-by-the-window-painting-reading-by-the-window-fine-art-prints-and-posters-for-sale-1408118690_org-700x329

Dicas para adquirir o hábito da leitura e para ler ainda mais

A lista de de justificativas que as pessoas dão para não lerem não costuma variar muito. É um misto de falta de tempo e de dificuldade de concentração. Há, também, a famosa preguiça. Mas essa não recebe tanto crédito. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para incorporar a leitura ao seu dia a dia. E algumas dessas dicas vão surpreender até os leitores mais experientes.

via GIPHY

Não leia deitado

Para começar com uma boa polêmica, o ideal é não ler deitado. Sim, todo mundo adora ler na cama. Nós também. É confortável, relaxante e ajuda a dormir. Mas esse é o problema. Se você quer tirar o máximo proveito da experiência, tente manter uma postura vertical. Sente-se em uma poltrona, na mesa da cozinha, num sofá. Mas não se deite. Procure sempre ler com sua mente alerta, em um local e uma posição física que você associe com atividade mental, não com repouso e sonolência.

via GIPHY

Leia sozinho

Ler não é uma atividade social. Reserve um horário para ler sozinho, sem distrações. Se possível, leia em um aposento diferente do resto dos moradores da sua casa, sem televisão ou bate-papos roubando sua atenção. Não é preciso dizer que o mesmo vale para celulares e redes sociais. Estamos tão acostumados a essa conexão constante que, depois de algumas páginas, sentimos aquela vontade de dar uma conferida no Facebook. Não, senhor: evite tudo que interrompa o fluxo da sua leitura.

via GIPHY

Tome nota

Ler é, essencialmente, o processo de assimilação de ideias e de argumentos de outra pessoa. Mas, em um nível mais profundo, é uma atividade colaborativa entre leitor e escritor.

Tomar notas permite um diálogo ativo e ainda gera um registro que você pode consultar mais tarde.

via GIPHY

Releia

Reler não vai fazer você terminar o livro mais rápido, claro. Mas trocar velocidade por compreensão é um jeito eficiente de aprimorar a qualidade da sua leitura e garantir que dados importantes não se percam. A mente deu aquele voo? Volte para o começo do parágrafo. Sem preguiça, nem culpa.

via GIPHY

Leia em voz alta

Outra dica polêmica. Parece coisa de criança na pré-escola, mas ler em voz alta pode ser bom para você. Um estudo recente sugere que esta prática aumenta foco e concentração, possivelmente, porque há um envolvimento físico com o texto que impede a mente de pular palavras ou divagar em meio a leitura. E sim, ler movendo os lábios produz o mesmo efeito. Se você deseja aprimorar sua memória, seguir o texto balbuciando as palavras é comprovadamente uma estratégia eficaz. Mas a gente entende se você preferir não fazer isso em público.

via GIPHY

Leia aos poucos

Marcadores de livro foram inventados por uma boa razão. A quantidade de tempo necessária para terminar um romance ou um ensaio mais extenso podem intimidar alguns leitores mais ocupados. Mas, quando dividimos a quantidade de tempo diário dedicado à leitura, até mesmo um Guerra e Paz se torna um objetivo factível. Pode ser um capítulo, ou um parágrafo por dia. O importante é que você seja disciplinado a cumprir sua meta, em pouco tempo ela vira hábito. E aí, o céu é o limite.

via GIPHY

Desligue a TV

Essa é radical. Mas, sejamos sinceros, a televisão tem sido generosa em oferecer momentos propícios para a leitura. Selecione aquela novela, aquele reality show, ou aquele programa policialesco que menos agrada você e desligue o aparelho durante sua exibição. Com o silêncio gerado por essa atitude ousada, você pode conseguir duas coisas muito positivas. A primeira é tempo para leitura. A segunda é ajudar as redes de televisão a procurarem novos caminhos para sua programação. Afinal, nada força mais a inovação de uma emissora do que a tecla off.

via GIPHY

Qual técnica você usa em seus momentos de leitura? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Fonte: Blog Estante Virutal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s