Brasil e Colômbia iniciam intercâmbio em matéria de patrimônio cultural

Atividades em Brasília decorrem de missão institucional realizada pelo Iphan ao Ministério da Cultura colombiano em 2013

Atividades em Brasília decorrem de missão institucional realizada pelo Iphan ao Ministério da Cultura colombiano em 2013

Será realizada, entre os dias 01 e 12 de setembro a primeira ação de Intercâmbio Brasil Colômbia, em Brasília, decorrente das atividades relacionadas à gestão do Patrimônio Cultural programadas em janeiro de 2013, durante a missão da Presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a Bogotá, no âmbito do Projeto de Intercâmbio Técnico-Cultural entre os dois países em matéria de patrimônio cultural. Essas ações são fruto dos compromissos institucionais assumidos entre os Governos da Colômbia e do Brasil, estabelecidos na Reunião da Comissão Mista Cultural, Educacional e Esportiva, realizada em Brasília, em 2011.

A missão se desenvolverá em Brasília, com a presença de dois técnicos colombianos para conhecer e debater, junto aos técnicos e diretores do IPHAN, experiências de cada país nos temas do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural, dos instrumentos de gestão público-privada no campo do Patrimônio Cultural, e dos mecanismos e instrumentos de financiamento ao Patrimônio Cultural. Estão programadas ainda, nos dias 04 e 05 de setembro visitas de conhecimento aos sítios tombados de Brasília e Pirenópolis, bem como debates com os gestores desses sítios. No dia 11 está prevista uma visita ao Ministério da Cultura para conhecer os desafios do sistema MinC na formulação e implementação de políticas de cultura no Brasil.

Programação
As atividades se desenvolverão no formato de seminários, mesas interativas e visitas técnicas, além das cerimônias de abertura e encerramento. Os seminários estarão abertos a todos os interessados. Veja a programação cliando aqui.

Participam, pela delegação brasileira, pelo IPHAN, a presidencia, a diretoria, representantes das Superintendências do Distrito Federal e de Goiás, além de técnicos da instituição. Pelo MinC, participam representantes da Diretoria de Relações Internacionais e das Secretarias de Políticas Culturais, Articulação Institucional, e da Cidadania e Diversidade Cultural. Pelo Governo do Distrito Federal, representantes da Secretaria de Estado, de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano. Pela delegação colombiana, participam, pelo Ministério da Cultura da Colômbia, o diretor de Patrimônio e representantes dos Departamentos de Patrimônio Material e de Patrimônio Imaterial.

Fonte: http://portal.iphan.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s