História da arte em 8-bit: Pinturas clássicas ganham versão pixelada

Não se assuste se avistar o Super Mario nas paredes do Museu do Louvre. “8-Bit Watercolors”,trabalho que recria obras icônicas da história da arte seguindo os moldes quadriculados dos gráficos de 8-Bits dos saudosos Atari e Nintendinho, mostra que a Gioconda de Leonardo Da Vinci e a Princesa Zelda podem ter bem mais em comum do que você imaginava.

O responsável pelo “encontro” inusitado entre arte clássica e a estética dos videogames pioneiros é o artista americano Adam Lister. Inspirado por seu interesse em abstração geométrica, pintura e gráficos digitais da velha guarda, o artista pegou emprestado os traços característicos de obras como A Noite Estrelada, de Vincent Van Gogh, e A Garota com o Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer, para criar com pincel e aquarela versões pixeladas dos originais. Mesmo com novas arestas e ângulos simplificados, é fácil reconhecer as imagens que, reproduzidas à exaustão, já integram a cultura popular. “Essas imagens são como quebra-cabeças, cuidadosamente desconstruídos e reconstruídos para revelar o objeto. Ao fazer referência às obras de arte clássicas e cenas nostálgicas, acho que esses trabalhos são transformações de imagens que possuem uma familiaridade coletiva”, o artista contou ao Mashable.

aves_01 aves_01

A moça com o brinco de pérola, de Johannes Vermeer (1665)

 

aves_01 aves_01

A noite estrelada, de Vincent Van Gogh (1889)

 

Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci (1503-1506)

 

American Gothic, de Grant Wood (1930)

 

beijo_02

O beijo, de Gustav Klimt (1908-1909)

 

A Persistência da Memória, de Salvador Dali (1931)

 

Aves da Noite, de Edward Hopper (1942)

Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte, de Georges-Pierre Seurat (1884)

O Casal Arnolfini, de Jan van Eyck (1434)

A última ceia, de Leonardo Da Vinci (1495-1498)

Adam contou ao The Huffington Post um pouco sobre seu processo: “Eu começo o trabalho com um desenho a lápis, demarcando alguns dos componentes principais de minha composição. Então, eu tento construir um esboço inicial em uma versão estritamente angular e geométrica da obra, utilizando apenas as linhas verticais e horizontais. Um círculo torna-se um quadrado, uma diagonal torna-se uma escada, e a tradução da ideia original é reorganizada através de um uma linguagem visual inspirada nos 8-Bit”, conta.

Fonte: super.abril.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s