Pequena Biblioteca chama atenção em Nova York

Uma pequena estrutura amarela instalada em uma rua de Nova York convida os pedestres a esquecer momentaneamente o ritmo alucinado da metrópole para escolher um livro, promover a troca de obras e emprestar títulos já lidos para outros interessados. A pequena só aceita um leitor por vez – dois, no máximo – e conta com até 40 livros em sua estante. Feita com uma chamativa estrutura plástica amarela, a Little Free Library (pequena biblioteca gratuita, em português) foi montada a partir de materiais reciclados e fica incólume às intempéries ao ar livre porque foi desenhada para proteger seu conteúdo do vento, frio e chuva.

 

O projeto foi criado por uma dupla de arquitetos venezuelanos a partir de um tanque de água feito de plástico, com armação de madeira e buracos no exterior que permitem ao visitante ver os livros disponíveis antes de entrar na estrutura. Os arquitetos Marcelo Ertorteguy e Sara Valente afirmaram que a biblioteca cria um ambiente “inabitável” que faz os leitores imergirem na experiência de escolher e ler livros. Desde que foi instalada, em maio, a biblioteca tem atraído muita atenção do público.   “Com a biblioteca queríamos criar um lugar para desacelerar, um espaço nas ruas de Nova York onde você possa ter um momento para se isolar parcialmente dos arredores e mergulhar em outro mundo – o mundo do livro que você escolher”, afirmou Ertorteguy.

Essa iniciativa faz parte do projeto “Little Free Library”, que também possui biblioteca no Brasil. Para saber mais sobre o projeto visite esse post: Pequenas bibliotecas em forma de casinha se espalham pelo mundo.

Fontes : Terra, com adaptações.

Imagens : treehugger.com ; theatlanticcities.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s