Maiores Bibliotecas do Mundo

Biblioteca do Congresso, Washington

Foi construida em 1800, possui em seu acervo quase 30 milhões de livros. Já foi cenário de diversos filmes. Aberta ao público, mas somente oficiais de alta patente podem pegar livros emprestados.

 

 

 

 

 

Biblioteca Nacional da China, Pequim

É a maior biblioteca da Ásia, foi criada em 1909. No seu acervo constam mais de 23 milhões de livros, é possível encontrar manuscritos de milhares de anos, inclusive alguns escritos em cascos de tartaruga.

 

 

 

 

Biblioteca da Academia Russa de Ciências,  São Petesburgo

Foi fundada em 1714, possui mais de 20 milhões de livros.Desde 1774 toda publicação feita na Rússia deve ter um exemplar enviado para a biblioteca, assim contribuindo para construção desse vasto acervo.

 

 

 

 

Biblioteca e Arquivos do Canadá, Otawa

Tem como objetivo a preservação da história do Canadá. Seu acervo possui mais de 18,  livros, tendo como uma de suas jóias um dos primeiros livros a serem publicados no continente americano.

 

 

 

 

 

Biblioteca Nacional Alemã, Frankfurt

Fundada com o intuito de arquivar todas as puplicações da alemanha, assim como os registros históricos. Seu acervo compreende aproximadamente 18, 5 milhões de livros, sendo 200 mil relacionados a música.

 

 

 

 

Biblioteca Britânica, Londres

Possui mais 14 milhões de livros. Recebe todas publicações do Reino Unido, entre seus livros constam obras datadas de 2000 A.C.

 

 

 

 

 

Instituto para Informação Científica Academia Russa de Ciências, Moscou

É uma biblioteca que não é aberta para o público em geral, para associar-se é preciso ser escolhido e cumprir uma lista de exigências Por isso a biblioteca só conta com 500 membros, sendo considerada uma grande honra se tornar membro da biblioteca. Seu acervo é de 13,5 milhões de obras.

 

 

 

 

Biblioteca da Universidade de Harvard, Cambridge

Sua coleção é composta por mais de 13 milhões de livros, sendo a universidade particular com o maior acervo. Em 1638 era a maior biblioteca dos Estados Unidos, mas um incêndio destruiu grande parte do seu acervo.

 

 

 

 

 

Vernadsky, Biblioteca Científica Nacional da Ucrânia, Kiev

Fundada em 1918, possui mais de 13 milões de livros. A maior parte dos seus livros data dos séculos XVIII e XIX, recebe em média 500 mil vistantes durante o ano.

 

 

 

 

 

Biblioteca Pública de Nova York

Possui mais de 11 milhões de livros. É aberta ao público e não é controlada por nenhum orgão governamental. Foi constrída a partir do esforço de pessoas que possuíam a intenção de  transmitir conhecimento a população.

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.vacationhomes.net/blog/2012/04/06/top-10-biggest-libraries-in-the-world/

Anúncios

Uma resposta em “Maiores Bibliotecas do Mundo

  1. Pingback: As 10 Maiores Bibliotecas do Mundo | Clube das 6

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s